Skip to main content

A sua segurança é uma prioridade para a Ascenza - Segurança do operador

A sua segurança é uma prioridade para a Ascenza - Segurança do operador

Segurança do Operador

 

Equipamento de Proteção Individual (EPI)

Os pesticidas podem representar riscos para os seres humanos. O uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) pode reduzir significativamente o potencial de exposição cutânea, inalatória, ocular e oral e, assim, minimizar a exposição à possível deriva de calda.

O termo EPI refere-se a roupas e dispositivos usados ​​para proteger o corpo humano do contato com pesticidas ou resíduos de pesticidas. Essa proteção inclui itens como roupas de proteção, calçados, luvas, aventais, respiradores, óculos e chapelaria. Ao comprar, e antes de usar um produto pesticida, é essencial que leia e compreenda todas as partes do rótulo do produto pesticida. Você é legalmente obrigado a seguir as instruções e os requisitos no rótulo.

Deve adaptar a sua proteção pessoal ao risco de exposição a produtos fitofarmacêuticos. Reveja cuidadosamente a palavra de sinal, as precauções, os requisitos de equipamento de proteção individual, as restrições de entrada, as medidas de primeiros socorros de emergência e as instruções de uso - elas existem para o proteger a si e às outras pessoas, bem como ao meio ambiente.

ascenza_seguranca_do_operador

Ser um bom vizinho

O pesticida (PPP) desviado do alvo pode causar problemas entre os aplicadores e os seus vizinhos. O primeiro passo é identificar seus vizinhos.

Depois de identificar os seus vizinhos, considere se é provável que alguma pulverização cause algum problema. Lembre-se de considerar:

  • Que campos estão próximos das propriedades deles?
  • Que tipo de limites existem entre os seus terrenos e as propriedades dos vizinhos?
  • Quais são as culturas que cultiva e que produtos fitofarmacêuticos podem ter de ser aplicados e quando?

Promova:

  • Desenvolver um bom relacionamento com os seus vizinhos para evitar que surjam preocupações.
  • Explique-lhes sobre a importância da agricultura e o papel da proteção das culturas.
  • Informar as pessoas/vizinhos antes da aplicação de um produto fitofarmacêutico é algo que deve ser feito. É uma boa prática informar e explicar a utilização do PPP a qualquer pessoa que tenha preocupações sobre este assunto. Em geral, as pessoas não são informadas sobre os processos de aprovação ou medidas de precaução que são seguidas para garantir uma aplicação segura.
  • Se aplicar pesticidas em culturas ou zonas não cultivadas, não deve deixar o pulverizador espalhar calda para áreas ou rotas às quais o público tenha acesso, mesmo quando não estiver a ser utilizado.
  • Deve considerar o uso de avisos para informar as pessoas que os pesticidas estão a ser aplicados e pedir que, crianças e animais de estimação se mantenham a uma distância segura dos desvios de pulverização para evitar a exposição.
  • Todo equipamento deve ser calibrado regularmente e possuir um certificado demonstrando que foi submetido a uma inspeção regular por um centro de testes oficialmente reconhecido. O uso de bicos anti-deriva é uma das medidas que podem ser tomadas para reduzir a deriva do spray e cumprir as recomendações de segurança do rótulo.
ascenza_seguranca_do_operador

Declarações de perigo e precaução

As declarações de perigo e precaução estão registadas no rótulo e na ficha de dados de segurança (FDS) com códigos diferentes para descrever os perigos do produto e as medidas recomendadas a serem tomadas.

As declarações de perigo e de precaução são codificadas como declarações H e P, respetivamente.

As declarações de perigo descrevem os riscos físicos, de saúde e ambientais. Eles são codificados usando uma letra, "H" e três números, o primeiro dos quais indica a natureza primária do perigo:

  • H2xy para riscos físicos.
  • H3xy para riscos à saúde.
  • H4xy para riscos ambientais.

As instruções de precaução também recebem um código exclusivo, composto por uma letra, "P" e três números, o primeiro dos quais se refere a um dos 5 tipos de instruções:

  • P1xy para recomendações gerais.
  • P2xy para recomendações de prevenção.
  • P3xy para recomendações de resposta.
  • P4xy para recomendações de armazenamento.
  • P5xy para recomendações de descarte.