A utilização de novas técnicas genómicas na agricultura vai permitir ter culturas mais resistentes às alterações climáticas.

Utilizarea noilor tehnici genomice în agricultură va face posibilă cultivarea unor culturi mai rezistente la schimbările climatice.
Planeta
A utilização de novas técnicas genómicas na agricultura vai permitir ter culturas mais resistentes às alterações climáticas.
2024-03-13

O Parlamento Europeu votou a favor de uma regulamentação mais flexível para a utilização de novas técnicas de edição de genes, conhecidas como NTGs e baseadas na tecnologia CRISPR.  Semanas antes da votação, 37 laureados com o Prémio Nobel e mais de 1500 cientistas assinaram uma carta aberta a pedir aos deputados que "considerem cuidadosamente os benefícios da adoção destas NTGs".

 A modificação intencional de variedades de plantas pelo homem é tão antiga como a própria agricultura, mas atualmente, sem esta tecnologia, seriam necessários cerca de 12 anos para lançar uma nova variedade no mercado. Com esta tecnologia, este tempo poderia ser reduzido para apenas 3-4 anos. 
Mas alguns especialistas defendem também que estas técnicas podem transformar o sector alimentar num sistema mais sustentável e resiliente, permitindo-lhe desenvolver variedades de plantas melhoradas que sejam mais resistentes às alterações climáticas e às pragas e doenças, além de oferecerem rendimentos mais elevados.

 

Mas o que são exatamente estas técnicas e como funcionam?

Estas novas tecnologias permitem-nos modificar genes dentro do genoma sem afetar outras partes do genoma com elevada precisão. 

Atualmente, este método é regulamentado de forma semelhante aos OGM, mas será que são semelhantes?

São totalmente diferentes. As variedades consideradas OGM são obtidas após a introdução de material genético de uma espécie que não pode ser cruzada. Por exemplo, a introdução no genoma da planta do milho do gene responsável pela síntese da toxina da bactéria Bacillus thurigiensis. No entanto, estas NGT permitem introduzir uma função ou melhorar a função desejada sem introduzir novo material genético estranho ou introduzir material genético equivalente de organismos que podem cruzar-se na natureza. 

 

Que alterações introduzirá a nova proposta regulamentar?

Os eurodeputados chegaram a acordo sobre uma proposta legislativa que irá distinguir duas categorias diferentes de plantas obtidas através destas técnicas e dois conjuntos de regras. As plantas da categoria 1, que são consideradas equivalentes às plantas convencionais e que sofreram menos de 20 modificações, ficarão isentas dos requisitos da legislação relativa aos OGM, ao contrário das plantas da categoria 2, que são mais modificadas. 

Quanto à segunda categoria (categoria 2), o Parlamento Europeu quer manter a maioria dos requisitos da legislação sobre OGM, que é das mais rigorosas do mundo, incluindo o procedimento de autorização e a rotulagem obrigatória.  

Os deputados do Parlamento Europeu também concordam que todas as plantas NGT devem continuar a ser proibidas na produção biológica, uma vez que a sua compatibilidade requer uma análise mais aprofundada.
https://allianceforscience.org/blog/2024/02/give-genes-a-chance-over-1000-scientists-in-14-countries-hold-historic-demonstrations-in-support-of-gene-editing/