No dia 11 de outubro de 2024, a ASCENZA realizou em Tomar a sua Reunião Anual de Distribuição – a G80 - onde foram apresentados dois novos produtos desenvolvidos com atividades no âmbito do consórcio Tec4Green: Matsuda Duo e Biavrio.
Josué Clemente, Open Innovation Lead da ASCENZA, foi o responsável por abordar o papel da empresa como líder do consórcio Tec4Green, destacando a inovação tecnológica que tem impulsionado o desenvolvimento dos novos produtos.
O Biavrio é um inseticida natural, obtido através da fermentação da bactéria Saccharopolyspora spinosa. Este produto, já em fase de comercialização, continua a posicionar-se como uma solução eficaz na proteção de culturas, através de uma abordagem mais sustentável.
Por sua vez, o Matsuda Duo é um herbicida inovador com uma formulação patenteada de dispersão em óleo. Concebido para controlar uma vasta gama de gramíneas e infestantes de folha larga, este herbicida residual e sistémico pode ser aplicado em pré como em pós-emergência, sendo direcionado para as culturas permanentes, como olival e vinha.
O Matsuda Duo será uma valiosa adição ao portfólio da ASCENZA, oferecendo aos produtores uma solução de excelente persistência com amplo espetro de controlo das infestantes.
O consórcio Tec4Green, liderado pela ASCENZA, é composto por 18 entidades que se dedicam a promover a inovação no setor agroindustrial, desenvolvendo soluções que minimizam o impacto ambiental e promovem a sustentabilidade.
Este grupo de entidades tem como objetivo desenvolver e industrializar uma nova geração de produtos híbridos e biológicos para a proteção e nutrição das culturas. Ao mesmo tempo, visa também desenvolver tecnologias de agricultura digital na área da agricultura de precisão, descarbonização agronómica, neutralidade carbónica e tratamento e valorização de subprodutos agrícolas que contribuem para a produção de energia verde e para uma economia circular.
Com a introdução de produtos como Biavrio e Matsuda Duo, a ASCENZA continua a reforçar o seu papel como líder na inovação e sustentabilidade no setor agrícola.