Ministro da Economia e do Mar em Visita à Fábrica da ASCENZA

PORTUGUESE MINISTER OF THE ECONOMY AND THE SEA visiting ASCENZA'S FACTORY. In the image the minister António Costa Silva, along Eric Van Innis, Rovensa's CEO and João Martins, ASCENZA's COO.
Ministro da Economia e do Mar em Visita à Fábrica da ASCENZA
2023-03-31
Institucional

No passado dia 30 de março, o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, visitou as instalações fabris da ASCENZA, em Setúbal, destacando a empresa como um “exemplo de inovação e forte crescimento”.

Acompanhado pelo CEO e pelo CFO da ROVENSA, respetivamente Eric van Innis e Nuno Loureiro, e pelo COO da ASCENZA, João Martins, António Costa Silva visitou a fábrica e as unidades laboratoriais de resíduos, e de microbiologia e biologia-celular.

Durante a visita foram apresentados vários projetos, que reforçam o posicionamento da ASCENZA na esfera da inovação:

  • TEC4Green - apostando na circularidade da cadeia de valor agroindustrial para desenvolvimento de produtos inovadores e recursos de digital farming, agricultura de precisão, descarbonização agronómica e energia verde, este projeto, no âmbito do PRR1, conta com um investimento global de €60 milhões e reúne um consórcio de 18 entidades.
  • Gás Zero 2026 – Um projeto que se foca na descarbonização, com a meta para 2026 de gás zero, contribuindo assim para o Net Zero em 2050.
  • OCEAN ALIVE - visa a conservação das pradarias do estuário do Sado, através da proteção e incremento da biodiversidade e aumento da captura de carbono.

O Ministro da Economia e do Mar destacou  o facto da ASCENZA “ser a única empresa deste setor com indústria em Portugal e um dos top 5 no seu segmento no sul da Europa”, bem como a diferenciação ao nível dos recursos humanos, que “sendo mais de 50% altamente qualificados, só podem contribuir para um futuro muito promissor”.

Atualmente a ASCENZA conta com um volume de negócios de €192M e exporta 80% da sua produção para 15 países da Europa, Magreb e América do Sul, registando um Ebitda de 19% e investindo 9% do volume de negócios em R&D.

A empresa visa ainda o alinhamento com os objetivos do Green Deal e do Farm to Fork, pela renovação do portfolio de produtos, a requalificação industrial, um novo paradigma empresarial de base colaborativa, a economia circular e uma visão global da sustentabilidade. 

1PRR – Plano de Recuperação e Resiliência