Skip to main content

A European Crop Care Association (ECCA) nomeia Mónica Teixeira como nova Presidente

A European Crop Care Association (ECCA) nomeia Mónica Teixeira como nova Presidente
Plantas
Pessoas
Planeta
A European Crop Care Association (ECCA) nomeia Mónica Teixeira como nova Presidente
2025-03-10
Institucional

A Direcção da Associação de empresas de produtos fitofarmacêuticos pós-patente (European Crop Care Association (ECCA), a voz pan-europeia da indústria pós-patente de proteção das culturas, nomeou Mónica Teixeira como Presidente da ECCA. A Mónica sucede a Pankaj Patil, que assumirá a posição de Vice-Presidente da ECCA, uma função criada para fortalecer, ainda mais, a liderança da associação e os seus esforços de sensibilização.

Mónica Teixeira, membro do Conselho da ECCA desde 2019, traz uma vasta experiência na indústria de proteção de plantas. Atualmente, desempenha as funções de ‘Product Safety, Regulatory e R&D Director’ na ASCENZA, onde tem desempenhado um papel fundamental desde 2017.

Anteriormente, a Mónica esteve sete anos no Ministério da Agricultura de Portugal, na atual ‘Direção Geral de Alimentação e Veterenária’, e 18 anos como ‘Regulatory Affairs e Stewardship Manager’ na Syngenta. Engenheira Agrónoma, pela Universidade de Lisboa, Mónica concentrou a sua carreira na proteção das culturas, especializando-se em assuntos regulatórios e stewardship.

“Estou verdadeiramente honrada por assumir a presidência da ECCA num momento tão importante para a indústria. A União Europeia está a colocar uma grande ênfase na competitividade e na simplificação regulatória, mantendo, ao mesmo tempo, objetivos climáticos sólidos, e a ECCA e os seus membros estão empenhados em desempenhar um papel ativo na definição deste quadro evolutivo”, afirmou Mónica Teixeira. E acrescenta: “continuaremos a defender a competitividade e a sustentabilidade da indústria pós-patente de protecção de culturas de forma a contribuir para o desenvolvimento da mesma, desbloqueando o seu potencial e continuando a suportar a agricultura.”.

Sob a sua liderança, a ECCA continuará a apoiar e orientar os seus membros no atual cenário regulatório complexo e em constante mudança, destacando o papel dos produtos pós-patente de proteção das culturas (PPP) na resolução dos desafios enfrentados pelos decisores políticos europeus, Estados-Membros e agricultores. Isto inclui o reforço da competitividade e da autonomia estratégica da UE, bem como a orientação dos agricultores na transição ecológica.

Desde dia 1 de março de 2025, a Direcção da ECCA é composta pelos seguintes membros:

Mónica Teixeira, Presidente da ECCA | Regulatory, Product Safety and R&D Director, ASCENZA.

Pankaj Patil, Vice-Presidente da ECCA | Head of Europe, Indofil Industries Netherlands 

Giacomo Ravetta, Tesoureiro e da ECCA | Regulatory Affairs Director, Finchimica 

Jean-François Henry, Membro da Direcção | Head of Registrations & Regulatory Affairs, Globachem NV 

Steve Kozlen, Membro da Direcção | Senior Regulatory Advisor, Galenika Fitofarmacija

 

 

Sobre a ECCA

Fundada em 1993, a European Crop Care Association (ECCA) é a principal defensora da indústria europeia de proteção das culturas pós-patente. Composta principalmente por pequenas e médias empresas (PMEs), a ECCA protege os interesses do setor independente de proteção das culturas pós-patente, participando ativamente no desenvolvimento, fabricação e comercialização de substâncias ativas e formulações. Para mais detalhes, visite o site da ECCA: https://www.ecca-org.eu/